quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Iniciação á utilização dos computadores - Aula 1

O que é um computador e quais são os procedimentos básicos para iniciar a sua utilização?

Um computador é igual a qualquer aparelho eléctrico, não tem de ter medo de o usar (ele não morde), quando carrega no botão de ligar ele deve acender o monitor ou ecrã (convém ligar o monitor ou ecrã antes no caso de não ser um portátil) e ao fim de alguns segundos ou minutos dar-lhe acesso a um conjunto de opções e funcionalidades.

Caso isso não aconteça deve desligar o computador da corrente e verificar se os cabos estão todos bem ligados.

trazeirapc



Se o problema não ficar resolvido depois dessa verificação não insista e contacte um técnico ou uma loja para que estes resolvam o problema.

O que faz funcionar o computador?

Quando ligamos o computador é habitual aparecer um ecrã com a marca da placa principal (motherboard), no caso dos portáteis aparece a marca do computador, este ecrã “esconde” a iniciação dos vários componentes do computador e dá-nos acesso á bios, para entrar na bios deve-se premir uma tecla que por norma está indicada na parte inferior direita do ecrã, no entanto não é aconselhado a utilizadores menos experientes entrar na bios. Em certas situações o computador não passa desta fase o que pode significar que tem o teclado desligado, uma pen inserida na usb ou que existe algum componente interno com problemas.

Após a fase de inicialização, começa o arranque do sistema operativo que nos vai dar acesso a utilizar as várias funções do computador, existem vários sistemas operativos sendo os mais comuns o Windows Xp, Windows 7 e Windows 8 (mais recente mas pouco aconselhado na minha opinião), actualmente e com o objectivo de diminuir custos também se podem encontrar computadores baseados no sistema operativo Linux no entanto e apesar dos esforços a utilização deste sistema ainda não é tão simples como a que encontramos nos produtos da Microsoft.

Durante o arranque do sistema operativo por vezes aparecem mensagens, as mais comuns são o menu de arranque,

boot-windows7

a verificação do disco, a actualização do sistema e a recuperação de sistema.

Caso apareça o menu de arranque deve na maior parte dos casos seleccionar a opção última configuração correcta ou Iniciar o Windows Normalmente, para isso deve usar as setas para cima e para baixo do teclado e seguidamente premir a tecla enter.

qwerty-teclado

Relativamente á verificação de disco, esta deve sempre correr até ao fim não sendo aconselhado desligar o computador durante esta fase pois existe a possibilidade de danificar o disco rígido (local onde são guardadas as informações que coloca no computador).

As actualizações de sistema são essenciais ao funcionamento do computador e também não devem ser interrompidas.

A recuperação de sistema só acontece quando existem falhas graves no computador e por norma não soluciona completamente os problemas, sendo necessária uma verificação mais profunda para avaliar o que causou ou esta a causar essa situação.

Após finalizado o arranque deve aparecer o Ambiente de trabalho
Sem Título

este é formado por ícones
icons

e pela barra de tarefas,
barra

na próxima “aula” irei explicar detalhadamente estes dois conceitos pois são uma parte essencial para a utilização do computador.


Aula 1

Sem comentários:

Enviar um comentário